Zona de lazer de Alcafache (ainda) com água imprópria para banhos

09/06/2021 11:46

Em plena pandemia e com a abertura de mais uma época balnear, as pessoas procuram turismo com água longe do litoral. A presidente da Câmara Municipal de Viseu, Conceição Azevedo, relembrou que o Parque Lugar do Banho, junto às Termas de Alcafache, continua a ser imprópria para banhos.

A autarca refere que a poluição do rio Dão, causada pelos esgotos a montante de Alcafache, é a principal razão para a água ser imprópria. Com a entrada em funcionamento da Estação de Águas Residuais (ETAR) de Tibaldinho e com a abertura de outras ETAR nos concelhos do Sátão, Mangualde e Fragosela, espera-se que o problema da poluição diminua.

Conceição Azevedo alerta a população para não deixarem o parque com lixo depois de realizarem os piqueniques e para agirem em conformidade com a sinalética presente no local. De modo a aumentar a vigilância do local, a Presidente promete ainda que irão ser disponibilizadas verbas à Junta de Freguesia de Lourosa.

Esta é uma situação que se tem vindo a verificar ao longo do tempo, sendo que os vereadores do Partido Socialista da Câmara de Viseu já consideram a zona balnear em estado de abandono.

Pedro Baila Antunes, vereador do PS, sugere que comecem a ser feitas análises à qualidade da água para virem a instalar a primeira praia fluvial do concelho, de modo a aproveitar o parque.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *