Vouzela: Lafões.Cult.Lab recebe esta noite o projeto “Paisagens sonantes, vozes dissonantes”

10/08/2021 12:22

O espaço cultural Lafões.Cult.Lab, em Vouzela, recebe esta noite, dia 10, pelas 21h30, a apresentação pública da residência artística “Paisagens sonantes, vozes dissonantes. Património & Memória de Vouzela”, dinamizada pela Binaural Nodar, em parceria com o município vouzelense.

O coletivo artístico, que está no espaço desde o dia 4 de agosto, tem ligações à autarquia de Vouzela e à região de Lafões e é composto por António Manuel Ramos, Mário Rui Filipe, Pedro Figueiredo, Anibal Seraphim e Angie Antunes.

O projeto é inspirado nas paisagens envolventes das serras, vales, rios e património arqueológico do concelho de Vouzela e tem cria pontes sonoras e visuais com esse património, utilizando palavras, sons e fotografias dos locais onde foi feita a pesquisa artística.

«Valorizando as artes, as gentes e os sítios», a iniciativa juntou músicos, artistas performativos e da palavra, com o intuito de fixar novas memórias sonoras e vocais, «para que se possa questionar a região e a sua envolvente cultural, ambiental e social», esclarece a Binaural Nodar.

«Serão os sons criadores de novas paisagens? Serão as paisagens criadoras de novas sonoridades?Qual é a função da palavra para uma paisagem? As palavras mudam as paisagens? Os humanos mudam com a mudança das paisagens e do património? A minha voz é um património?» são algumas das questões que o projeto tenta responder.

O Lafões.Cult.Lab – Laboratório de Inovação Cultural – é um espaço cultural, situado na Rua do Seixo nº 5, em Vouzela e resulta de uma parceria entre o Município e a associação Binaural Nodar.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *