Viseu vai ter um novo Centro Logístico Municipal nas antigas instalações da Sumol Compal

09/06/2021 16:58

A antiga fábrica da Sumol Compal, em Viseu, vai dar origem a um novo Centro Logístico Municipal, que permitirá concentrar diversos serviços municipais num único local. A obra prevê um investimento de cerca de 2,28 milhões de euros.

De acordo com a autarquia viseense, as antigas instalações estão localizadas na periferia do centro urbano, um local com acessibilidade privilegiado a vários eixos rodoviários estruturantes. A centralização dos serviços municipais neste local tornará, assim, possível uma reposta mais rápida e eficiente às necessidades da população.

Conceição Azevedo, Presidente da Câmara Municipal, explica que o Município «cumpre assim um duplo objetivo estratégico: melhorar a organização e o modo de funcionamento de muitos serviços logísticos da autarquia, que se encontram atualmente disseminados pelo concelho; reabilitar e requalificar um conjunto edificado de uso industrial atualmente devoluto, extremamente bem localizado e com boas acessibilidades”.

O objetivo é a recuperação desta zona industrial e requalificação das instalações, através do recurso a fundos do IFFRU – Apoios Financeiros à Reabilitação Urbana. Note-se que a Câmara Municipal já tinha aprovado uma ARU (Área de Reabilitação Urbana) para o lote industrial, onde também se localizam as oficinas gerais dos SMAS. Segundo a autarquia, este mecanismo permitirá recuperar o edificado e dar novas funções a este antigo espaço industrial que desempenha um importante papel no contexto urbanístico da cidade, fomentando-se, simultaneamente, uma intervenção mais ampla no território envolvente.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *