Viseu: projeto pioneiro “RAYT” vai premiar quem mais recicla

08/10/2021 18:23

O projeto-piloto RAYT (Receive-As-You-Trow), apresentado hoje pelo Município de Viseu, já arrancou junto de 600 alojamentos familiares, no Bairro de Santo Estêvão, na freguesia de Abraveses.

A apresentação foi feita pela Presidente da Câmara Municipal, Conceição Azevedo, com a ajuda de duas turmas do 4º ano da Escola Básica Rolando de Oliveira.

Trata-se de uma iniciativa que pretende premiar quem faz a separação dos resíduos recicláveis, ao mesmo tempo que, promove a consciencialização ambiental e contribui para tornar Viseu num concelho mais sustentável.

Segundo a autarquia viseense, o projeto contempla uma tecnologia inovadora, em funcionamento nas três ilhas ecológicas do bairro, que controla o acesso às mesmas. Os moradores da área residencial do bairro terão à sua disposição um cartão de acesso, pessoal e intransmissível, que permite desbloqueá-las e fazer a respetiva separação de resíduos. Quantos mais resíduos recicláveis as famílias colocarem no contentor certo, mais hipótese tem o bairro de conquistar um prémio.

A entrega do cartão será feita, durante os próximos dias, a cada habitação, através de uma deslocação porta-a-porta dos serviços municipais para a entrega de um formulário de adesão, com o respetivo cartão associado à família e com a entrega de um “ecobag”. A entrega será assegurada para os clientes não-domésticos (setor do comércio).

Este é um sistema «inovador, mais justo e equitativo, que vem beneficiar quem mais recicla», esclarece o Município, que prevê que no futuro esta iniciativa se implemente noutros bairros do concelho, de modo a abranger 420 contentores de recolha e 27 mil munícipes.

Esta ação insere-se no projeto desenvolvido pela Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão e é cofinanciado pelo POSEUR, PORTUGAL 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *