Viseu: Projeto destinado a pessoas com problemas de memória ou demência regressa às sessões presenciais

13/04/2022 19:19

A iniciativa que pretende ser «um local de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, aos seus familiares, amigos e cuidadores, para partilha de experiências e suporte mútuo», voltará ao formato presencial, depois de, nos últimos meses, se ter realizado online.

Este regresso acontecerá a 23 de abril, entre as 10 e as 12 horas, na Escola Superior de Educação de Viseu, coincidindo com o oitavo aniversário deste projeto.

«Estará novamente à disposição da comunidade – das pessoas com problemas de memória ou demência, aos seus familiares, amigos e cuidadores – um projeto que potencia a partilha de experiências e suporte mútuo, alicerçado num grupo de voluntários e em parcerias, locais e nacionais, profícuas», garante a organização.

A sessão contará com o professor Carlos Vasconcelos, da ESEV, que abordará o tema “A importância da atividade física para uma vida mais independente”.

«Aqui poderá encontrar um ambiente acolhedor, reservado e seguro onde se facilita a interação entre todos, se oferece apoio emocional, informação útil e promove a participação das pessoas em atividades lúdicas e estimulantes, com o apoio de profissionais de saúde ou de ação social, num contexto informal. A missão do Café Memória consiste em reduzir o isolamento social em que muitas das pessoas com demência e os seus familiares e cuidadores se encontram, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida. Pretende ainda sensibilizar a comunidade para a relevância crescente do tema das demências, diminuindo, assim, o estigma que lhe está associado».

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.