VISEU ENTREGA já assegurou distribuição de 12 mil refeições. Encomendas representam faturação superior a 300 mil euros

13/04/2021 18:23

O serviço gratuito de entrega de refeições, “VISEU ENTREGA” contou com a participação de 93 restaurantes e 43 taxistas. Até à data, as encomendas representam faturação superior a 300 mil euros.

Segundo a autarquia, os resultados «denotam uma aposta certeira nesta medida de estímulo e apoio à atividade económica, sobretudo do setor da restauração». Desde o início do projeto, a 21 de novembro de 2020, já foram confecionadas e distribuídas 12 mil refeições.

«Neste período temporal, o investimento do Município de Viseu – só com o assegurar dos custos de deslocação/entrega – ascende já a 100 mil euros. Do ponto de vista dos restaurantes, o número total de encomendas de refeições representa um valor de faturação superior a 300 mil euros”, adianta a autarquia viseense.

Para Conceição Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, «O VISEU ENTREGA é hoje um bom exemplo de cooperação, união e resiliência em tempo de crise como aquele que vivemos».

«Com esta iniciativa, concretizamos múltiplos objetivos, nomeadamente o estímulo à atividade económica da restauração e serviço de táxis do nosso concelho, mas também o apoio à manutenção dos postos de trabalho associados. Os resultados evidenciam, igualmente, a boa recetividade por parte dos viseenses e a sua solidariedade para com este setor, fortemente fragilizado», sublinha a autarca.

Organizado e financiado pelo Município de Viseu, em estreita cooperação com a AHRESP e a ANTRAL (táxis), o VISEU ENTREGA funcionou, inicialmente, durante os fins-de-semana do período de confinamento, ao almoço e jantar. Com o novo período de confinamento estabelecido pelo Governo no início do ano, que limitou ainda mais a atividade dos restaurantes, o Município entendeu reforçar o seu apoio a este setor e alargar o período temporal deste serviço, passando o mesmo a funcionar sete dias por semana, ao almoço e jantar, desde o dia 15 de janeiro.

Globalmente, as sextas-feiras e os fins-de-semana são os dias com maior representatividade ao nível do número de pedidos, mas também o foram datas especiais como o Dia dos Namorados, do Pai, da Mulher ou a Páscoa.

Com o anúncio e avançar do Plano de Desconfinamento faseado pelo Governo, que estipula a reabertura dos restaurantes, cafés e pastelarias, com um máximo de 4 ou 6 pessoas por mesa, em esplanadas, a partir da próxima segunda-feira, dia 19 de abril, o serviço do VISEU ENTREGA retoma o seu modo de funcionamento inicial, a contar deste dia 19, ou seja, com encomendas e entregas apenas aos fins-de-semana (almoço e jantar). O serviço manter-se-á ativo até ao dia 2 de maio, altura em que será suspenso.

«O Município de Viseu continuará próximo e atento às necessidades dos diferentes setores, procurando sempre agir no que às suas competências diz respeito, sem nunca deixar de atuar e acionar medidas de apoio, em consonância com a evolução da pandemia, tal como até agora tem feito», conclui a Presidente da Câmara.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *