Viseu em 2º lugar no projeto “Escola Eletrão”

05/08/2021 16:36

As 11 escolas do distrito de Viseu recolheram um total de 27.059 quilos de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados, o que colocou a cidade em 2º lugar na campanha “Escola eletrão”.

A recolha dos resíduos foi feita entre julho de 2020 e junho de 2021, e arrecadou 1369 euros e um cheque prenda da Rádio Popular no valor de 1350 euros. O primeiro lugar pertence à Escola Secundária de Serpa, no distrito de Beja, com quase 33 mil quilos de equipamentos recolhidos.

Na edição 2020/2021 da “Escola Eletrão”, a recolha de resíduos duplicou face ao ano letivo anterior, onde se reuniu 262 toneladas de equipamentos.

A campanha é dinamizada pelo Eletrão – Associação de Gestão de Resíduos e sensibiliza para a necessidade de entregar os equipamentos para reciclagem. A edição deste ano letivo contou com 332 escolas inscritas, incluindo estabelecimento da Madeira e dos Açores.

O programa tem um incentivo financeiro em função da quantidade de resíduos recolhidos: cada tonelada de lâmpadas e outros equipamentos eletrónicos corresponde a 50 euros, e cada tonelada de pilhas e baterias usadas tem um valor de 75 euros. Os cheques prenda da Rádio Popular são atribuídos de acordo com um sistema de pontos, em função da quantidade de resíduos recolhida e da pontuação obtida no “quis eletrão”, um jogo digital com temas relacionados com a reciclagem e valorização de resíduos.

A “escola Eletrão” pretende que haja envolvimento de alunos e professores, funcionários e pais na atividade da reciclagem. Em 10 edições já foram recolhidas mais de seis mil toneladas de resíduos nas escolas aderentes.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *