Viseu: Candidaturas ao Prémio A. de Almeida Fernandes estão abertas até 31 de julho

16/04/2021 13:58

O “Prémio A. de Almeida Fernandes”, uma iniciativa conjunta dos Município de Viseu e Ponte de Lima, regressa em 2021. A fase de candidaturas já está em vigor e decorre até o dia 31 de julho.

Esta iniciativa anual, resultante do protocolo entre ambos os municípios, celebrado por um período de quatro anos (2018 e 2021), com a possibilidade de ser renovado, visa o reconhecimento e o incentivo dos estudos de investigação em História Medieval Portuguesa, do século VIII ao final do século XIV.

Simultaneamente, o prémio presta homenagem a Armando de Almeida Fernandes, «professor, investigador e autor de uma notável obra histórica nesta matéria, a qual permitiu descobrir, compreender, preservar e valorizar as origens e identidade de vários concelhos do país, inclusive de Viseu», refere a autarquia viseense.

A concurso podem concorrer trabalhos editados nos dois anos anteriores e obras originais não publicadas, de um autor ou resultantes da parceria entre autores. Podem enviar candidaturas, autores e editores de qualquer nacionalidade, desde que estas sejam acompanhadas da versão em língua portuguesa ou castelhana.

A apreciação dos estudos apresentados a concurso será realizada por um júri, constituído por três «individualidades de reconhecida competência na área». O vencedor ou vencedores do concurso, receberão um prémio pecuniário de 2500 euros.

Este ano, cabe a Viseu a realização do Prémio A. de Almeida Fernandes e a atribuição do mesmo em, posterior, cerimónia pública.

As candidaturas poderão ser enviadas, exclusivamente em formato eletrónio, para o email: biblioteca@cmviseu.pt.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *