Viseu, Aveiro e Guarda juntos numa Rede de Programação Cultural

25/07/2021 15:26

Os municípios de Viseu, Aveiro e Guarda juntaram-se para criar uma rede de programação e criação cultural, chamada “Eixo Cultural A25”.

A iniciativa foi apresentada na sexta-feira passada, em Aveiro, numa conferência de imprensa que contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Conceição Azevedo, do Presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, e do Presidente da Câmara da Guarda, Carlos Monteiro.

Concertos, residências emergentes e instalações de luz no património são algumas das propostas desta iniciativa, que envolve também o Carmo’81, o Teatro Aveirense e o Teatro Municipal da Guarda, que juntam seis artistas locais em três residências artísticas: Himalaian (Aveiro) e Bang Avenue (Viseu), Smoke Hills (Viseu) e Rogério Peixinho (Guarda), e César Estrela (Guarda) e Le Bruit (Aveiro).

Cada grupo criará um máximo de nove temas originais, dando lugar a um novo projeto musical com assinatura de duas cidades diferentes, que apresentará em cada uma das três cidades. Em Aveiro a 8 de agosto; na Guarda a 11 setembro e em Viseu, a 16 setembro no Centro Histórico da cidade.

O Eixo Cultural A25 – Rede de Programação e Criação organiza, também, concertos nas três cidades. A Orquestra Filarmónica das Beiras com António Zambujo que atua em Aveiro a 29 de julho; na Guarda a 12 de setembro e em Viseu, a 20 de setembro, no Adro da Sé.

A Orquestra Filarmónica Portuguesa com Cuca Roseta chega em primeiro a Viseu, no dia 18 setembro, no Adro da Sé; na Guarda a 19 setembro e em Aveiro a 27 outubro.

Também vai haver instalações de luz nas três cidades, nos dias 24 e 25 setembro.

Saiba mais em www.eixoculturala25.pt.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *