Viseu: 21.ª edição do Festival de Teatro regressa aos palcos a partir de maio

28/04/2022 10:34

Com início a 01 de maio e uma duração até 12 de junho, a 21.ª edição do Festival de Teatro de Viseu será composta por 18 peças de teatro, levadas a palco por grupos de Viseu. Vindos de Escolas, Associações e Instituições do concelho, os participantes serão cerca de 200, entre eles crianças, jovens e adultos.

Duas das peças do programa passarão pelo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Viseu, na Rua José Branquinho, assim como pelos Jardins da Casa do Miradouro, no Centro Histórico, sendo que as restantes acontecerão no Auditório Mirita Casimiro.

«O Festival de Teatro de Viseu é uma iniciativa que destaco com especial carinho, dado os seus anos de história e o lugar que conseguiu conquistar na agenda cultural da cidade», sublinha Fernando Ruas, presidente da Câmara Municipal. «Não só é uma marca forte da Cultura em Viseu, como também um palco privilegiado para a nossa comunidade artística mostrar o seu trabalho e talento».

A grande maioria dos grupos participantes concorrem na categoria de Associações/Instituições, havendo dois a concorrer na categoria Escolar. A Zunzum – Associação Cultural, a Associação Juvenil Visiunarte Ateliês de Teatro de Dança, a AFTA – Associação de Fomento de Teatro Amador, a Recreativo de Bassar – Associação Desportiva e Cultural, a Enérgica – Associação Juvenil de Viseu, a Associação Jita Kyoei, o Colégio da Via-Sacra, o Colégio da Imaculada Conceição e a Escola D. Luís Loureiro, de Silgueiros, são as associações e escolas cujos grupos participarão nesta 21.ª edição.

No final do Festival, o júri avaliará a performance dos grupos e atribuirá os prémios de Melhor Peça de Teatro, Melhor Interpretação Feminina e Melhor Interpretação Masculina.

Com objetivo de distinguir a criatividade artística e a excelência do trabalho realizado, o Município de Viseu atribuirá ainda o prémio Osório Mateus’, que homenageia o professor, investigador e encenador, natural de Viseu, falecido em 1996, mas que foi «uma das personalidades mais relevantes no estudo do teatro». Em 2022, será dedicado ao melhor texto original e o vencedor receberá um prémio no valor de mil euros.

«Ao longo de cerca de um mês, Viseu será um palco privilegiado para esta arte, para estes jovens e adultos, que nos apresentam um conjunto de peças e histórias na qual trabalharam nos últimos meses. Será uma oportunidade para toda a comunidade de poder desfrutar da excelência artística dos grupos de teatro do nosso concelho, apoiando o seu percurso, criatividade e talento», destaca a Vereadora da Cultura, Leonor Barata.

Os bilhetes poderão ser adquiridos, brevemente, junto dos grupos responsáveis pelas peças de teatro, previamente e/ou no próprio dia, hora e local do espetáculo. De salientar que, para o espetáculo de estreia ‘Teatro de Operações’, a reserva de ingressos deve ser feita através do link https://reservas.zunzum-ac.pt/. Os valores poderão variar entre a entrada gratuita (para crianças até aos 12 anos), 1,75€ (para pessoas portadoras do cartão jovem/idoso) e 2,5€ (para maiores de 12 anos, inclusive).

A programação completa está disponível para consulta em www.visitviseu.pt e www.cm-viseu.pt.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.