VII Fórum VISEU EDUCA começa amanhã em formato online

19/07/2021 18:24

A sétima edição do Fórum VISEU EDUCA realiza-se nos próximos dias 20, 21 e 22 de julho, em formato digital. Uma iniciativa dinamizada pelo Município de Viseu em conjunto com o Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu VISprof, no âmbito do programa municipal “Viseu Educa”.

Partindo do conceito “Cidade Educadora”, o evento dirige-se à comunidade educativa e incide-se nas dimensões da educação ambiental, digital, educação inclusiva, desenvolvimento curricular e a inclusão pelas artes.

Segundo a autarquia, este Fórum é «uma das referências locais de discussão, formação e reflexão sobre a educação» nas escolas viseenses.

A edição deste ano conta com a participação de personalidades nacionais e internacionais, entre os quais, Joan Manuel del Pozo, mentor da Carta das Cidades Educadoras e Professor de Filosofia da Universidade de Girona.

No primeiro dia destacam-se os oradores João Couvaneiro, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Almada, e Paulo Louro, da Coordenação da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE).

A visão holística de programas de literacia ambiental no concelho de Viseu e na região será outro dos destaques da sessão de amanhã, protagonizado pela Comunicação Intermunicipal (CIM) Dão Lafões, a Vereadora da Educação, Cristina Brasete, e os autarcas das freguesias de Viseu e Campo, em representação da Comunidade das 14 Eco-Escolas.

No dia seguinte, o acesso à informação e ao digital serão os temas centrais do programa. Ao longo do dia, a iniciativa contará com conferências que convidam à reflexão e ao debate, nomeadamente sobre os “novos desafios” que o setor da educação enfrenta com o digital, havendo espaço para o caso das escolas de Viseu na Transição Digital.

No dia 22, serão refletidas e analisadas as boas práticas até agora desenvolvidas, em áreas como a inclusão e coesão social e a orientação e inserção laboral inclusiva.   

«O VISEU EDUCA é um programa educativo com vista à promoção da qualidade, inclusão e diversidade do sistema de ensino, contribuindo para a formação de toda a comunidade escolar, de alunos a docentes, encarregados de educação e todas as instituições envolvidas nas mais variadas vertentes», sublinha a responsável pelo pelouro da Educação no Município de Viseu, Cistina Brasete.

Já Conceição Azevedo, Presidente da autarquia viseense, reflete sobre a importância do programa para a melhoria de indicadores relevantes, salientando que «entre 2017 e 2019, a percentagem de percursos diretos de sucesso no ensino secundário foi de 58%, e no 3º ciclo de 60%, o que coloca Viseu no segundo e terceiro lugar, respetivamente, do ranking nacional. Já o insucesso escolar no ensino básico diminuiu mais de 50%, de 7,8% para 3,4%».

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *