“Vacina” é a palavra do ano 2021, segundo a Porto Editora

04/01/2022 13:03

Cerca de 35.000 internautas participaram na iniciativa da Porto Editora (PE), para escolher “A Palavra do Ano 2021” e foi a palavra “vacina” a mais escolhida, por 45,4%, somando 15.000 votos, segundo dados da PE.

A lista, que contava com dez palavras candidatas, esteve em votação online durante o mês de dezembro do ano passado.

«A vacinação contra a COVID-19 marcou o ano de 2021, não só pelo sucesso do processo que colocou Portugal num lugar cimeiro a nível mundial, mas também porque permitiu a redução do número de vítimas da doença e o alívio das restrições a que os portugueses foram sujeitos», diz a Porto Editora.

A cerimónia de divulgação da palavra vencedora contou com a presença do diretor do Serviço de Doenças Infeciosas do Hospital de S. João, no Porto, António Sarmento, o primeiro cidadão a ser vacinado em Portugal contra a COVID-19, a 27 de dezembro de 2020.

Já em segundo lugar, ficou a palavra “resiliência”, com 30,5% dos votos e “teletrabalho”, com 9,2%, assegura o terceiro lugar no pódio.

O grupo editorial considera que esta iniciativa reflete «o quotidiano da nossa sociedade em cada ano; os factos, os hábitos, os acontecimentos, as tendências e as preocupações coletivas».

Em 2020, a palavra eleita foi “saudade”.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.