Tondela investe cerca de 180 mil euros no Guardão

17/06/2021 17:02

No passado dia 15 de junho, a Câmara Municipal de Tondela aprovou um protocolo de colaboração, no valor de 180 mil euros, com a Junta de Freguesia do Guardão. O acordo tem como objetivo a criação do Museu da Estância Sanatorial do Caramulo e Centro Criativo.

Depois da candidatura da autarquia do Guardão à Associação de Desenvolvimento Local (ADICES), foram obtidos 115 mil euros com o objetivo de reconverter um edifício histórico que, funcionou, até há pouco tempo, como posto de turismo, «num projeto museológico e centro interpretativo da Estância Sanatorial do Caramulo».

Segundo José António Jesus, presidente do Município de Tondela, «este espaço acolherá um novo espaço museológico, que enriquecerá a rede de museus do concelho de Tondela. (…) A estância sanatorial do Caramulo, fundada em 1920 por Jerónimo Lacerda, tem um grande valor histórico, especialmente no âmbito da história da medicina e da saúde. Teve um longo período de funcionamento, até final dos anos 70 do século passado, memória esta que devemos preservar orgulhosamente».

De realçar que esta obra se insere na rede de museus do concelho, de modo a reforçar a visão estratégica de promoção e desenvolvimento turístico.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *