Tondela: Extensão de Saúde de São João do Monte reativada com Balcão SNS24

14/05/2021 11:03
Encerrada desde 2015, a Extensão de Saúde de São João do Monte, em Tondela, vai ser reativada, passando ali a funcionar o Balcão SNS24. Este novo espaço fica ativo a partir de segunda-feira, 17 de maio e permite ao cidadão aceder a serviços digitais de saúde.
Segundo nota divulgada pela autarquia, a «reabertura deste espaço resulta da necessidade sentida pelas pessoas destas localidades», tendo o ACES mostrado abertura para este projeto piloto.
«O Balcão SNS24 tem como grandes objetivos promover e facilitar o acesso aos serviços digitais e de telessaúde entre o cidadão e os profissionais de saúde do SNS, através da criação de condições de maior proximidade e redução de barreiras em lidar com os meios técnicos ou mesmo pela sua inexistência», esclarece o município.
«A prestação de serviços digitais e de telessaúde ao cidadão poderá ser efetuada através do Acesso Facilitado (fornecer ao cidadão as condições e o apoio para poder aceder aos serviços digitais e de telessaúde) ou de Acesso Mediado (o cidadão permitir fazer-se representar por um profissional do balcão no acesso aos serviços digitais e de telessaúde), acrescentam.
O investimento neste novo serviço foi suportado pelo Município de Tondela, «quer ao nível do financiamento para aqui colocar uma assistente administrativa, como no apetrechamento do espaço para garantir as necessárias condições».
A cerimónia de assinatura deste protocolo e de outras nove autarquias da região Centro para a instalação do balcão SNS24 decorreu ontem, dia 13 de maio, na Casa Municipal da Cultura de Coimbra, contando com a presença do presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus.
Este espaço, permite disponibilizar 10 serviços:

Serviços no âmbito do acesso facilitado: (Site /Telefone SNS24| Área Reservada do Cidadão); Consultas (Marcar | Desmarcar | Remarcar); Teleconsultas (Marcar* | Realizar); Exames (consultar resultados); Guia de tratamento (Consultar); Receitas de Medicamentos (Renovar | Consultar); Registar dados de saúde para monitorização; Informação de saúde; Aceder ao serviço de interpretação Língua Gestual Portuguesa; Realizar chamada para o SNS24; Pedir isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica;

Serviços no âmbito do acesso mediado: (RSE Área Administrativa); Pedir isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica; Consultas (Marcar | Desmarcar | Remarcar); Teleconsultas (Marcar| Realizar).

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *