Tengarrinha, ex-futebolista natural de Sátão, perde luta contra linfoma

30/10/2021 19:16

Bernardo Tengarrinha, antigo futebolista de FC Porto, Boavista e Vitória de Setúbal, morreu este sábado, aos 32 anos. O atleta lutava desde 2017 contra um linfoma de Hodgkin, tendo piorado nos últimos meses.  

Tengarrinha fez o último jogo como profissional no dia 18 de dezembro de 2016, pelo Boavista. Jogou 80 minutos no empate dos axadrezados em Tondela. Quase um ano depois, a 18 de outubro de 2017, o futebolista anunciou a suspensão da carreira, devido a um problema oncológico, doença semelhante a uma leucemia e que foi diagnosticada quando se preparava para assinar pelos romenos do Politechnica Iasi. 

Na fase inicial da luta contra a doença, Bernardo Tengarrinha apresentou grandes melhoras e chegou a trabalhar no Vitória de Setúbal nas épocas 2018/19 e 2019/20, na função de treinador adjunto dos sub23. 

Ao mesmo tempo, Tengarrinha tornou-se embaixador do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) para a Saúde Mental, cargo que exercia até agora. 

Nascido em Sátão, distrito de Viseu, Bernardo mudou-se para Lisboa ainda pequeno e começou a jogar futebol no Odivelas, aos nove anos. Destacou-se e foi contratado pelo Benfica, jogando nas águias de 1999 a 2005, altura em que saiu para o FC Porto. 

Esteve sete anos ligado aos dragões e até se estreou na equipa principal. Na fase inicial da época 2008/09, Bernardo Tengarrinha foi utilizado duas vezes por Jesualdo Ferreira na Taça de Portugal: 14 minutos contra o Sertanense e 35 frente ao Cinfães. 

Após empréstimos ao Estrela da Amadora, Olhanense, Santa Clara e Vitória de Setúbal, Tengarrinha ainda jogou na Bulgária (CSKA Sofia) , Freamunde, Chaves e, finalmente, Boavista. Tornou-se, de resto, capitão de equipa e figura importante no balneário dos axadrezados. 

Bernardo Tengarrinha foi homenageado antes do dérbi deste sábado, que teve início às 17h no Dragão.

Fonte: TVI | Foto: BoavistaFC

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *