Temperaturas podem chegar aos 40°C nos próximos dias

11/08/2021 11:08

O IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) lançou um alerta de tempo quente entre 11 e 16 de agosto, devido ao transporte de uma massa de ar quente e seco oriunda do norte de África. Prevê-se, assim, uma subida gradual dos valores de temperatura, em especial da máxima, até ao dia 13.

Os valores da temperatura máxima, que têm estado sucessivamente abaixo da média para a época do ano (exceto no Algarve), vão subir para valores acima da média na generalidade do território, no referido período.

Assim, prevêem-se valores entre 35 e 40°C no interior Norte e Centro e no Alentejo, até ao dia 16. Contudo, entre os dias 13 e 15, poderão ser atingidos valores superiores a 40°C em algumas localidades destas regiões. A exceção a estes valores será na faixa costeira das regiões Norte e Centro, onde os valores da temperatura máxima não deverão ultrapassar 30°C.

Salienta-se ainda que as noites serão quentes em muitos locais, nomeadamente da região Sul, podendo registar-se temperaturas mínimas da ordem de 25°C no Algarve entre os dias 13 e 15 de agosto.

Este episódio deverá manter-se até dia 15, sendo que no dia 16 se prevê uma descida gradual dos valores de temperatura, em especial da máxima.

Nesta situação haverá transporte de poeiras do Norte de África, que poderão afetar o Algarve e o Baixo Alentejo nos dias 13 e 14.

Fonte: IPMA

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *