“Blind Book Date” é o novo projeto do Teatro Viriato que, desafia o público para um encontro às cegas com livros escolhidos pelos artistas e alguns convidados que integram a programação do Teatro Viriato para o primeiro trimestre do ano.
Uma iniciativa que conta com a curadoria da assistente de bilheteira, Susana Cardoso e é desenvolvida em parceria com as livrarias Leya/Pretexto (Viseu) e Poesia Incompleta (Lisboa).
“Esta iniciativa surge da vontade da Patrícia em desenvolver atividades em paralelo com a programação do Teatro Viriato. A leitura é uma das minhas paixões e, por isso, sugeri uma atividade de livros mistério. Como tinha de haver uma ligação com a programação, quisemos que fossem os artistas, que integram a programação, a escolher os livros que vão estar disponíveis”, explica Susana Cardoso.
António Alvarenga, Miguel Castro Caldas, Sónia Barbosa, Keli Freitas, Jérôme Bel e o Dr. Changuito são os primeiros artistas e convidados envolvidos. Cada um escolheu um livro, para o qual foi redigido um enigma que procura suscitar a curiosidade do público, lançando pistas sobre a obra literária escolhida. Os interessados num encontro às cegas com livros, podem consultar os enigmas no blogue do Teatro Viriato. Depois de conhecer as propostas, basta contactar a bilheteira do Teatro Viriato, referir qual o enigma escolhido e deixar-se conduzir até às livrarias envolvidas onde poderá encontrar o par literário perfeito.
Entre os títulos selecionados pelos artistas é possível encontrar diferentes géneros de literatura que vão desde o ensaio, passando pela poesia e pelo romance.
“Numa altura em que se espalha tanta desinformação, nada melhor do que proporcionar às pessoas sugestões de leitura que lhes permitam abrir horizontes”, conclui Susana Cardoso.