Tabuaço tem a freguesia mais pequena de Portugal

04/08/2021 10:31

A Freguesia de Paradela e Granjinha, em Tabuaço, tem apenas 99 habitantes, segundo o Instituto Nacional de Estatísticas. Os Censos 2021 revelaram que esta é a freguesia mais pequena de Portugal Continental, que perdeu 45% da população nos últimos 10 anos.

Em entrevista à Agência Lusa, Maria dos Remédios, uma das habitantes da freguesia, admite viver a solidão todos os dias por não ter com quem conversar: «Somos cada vez menos, mas também quem é que quer cá viver? Não há cá nada! Nem um café…». Os habitantes da freguesia vêm-se na Missa que, mesmo assim, não junta muita gente. Os filhos dos que vivem em Paradela mudaram-se para trabalhar na cidade e voltam apenas para visitar os familiares.

A Agência Lusa deslocou-se à freguesia para averiguar que há apenas três crianças que, segundo os pais, não saem de casa por não haver um parque nem nada par brincarem. O autocarro passa a 2 quilómetros da freguesia às terças e quintas-feiras para levar os habitantes a Tabuaço, a sede do concelho, que fica a cerca de 9 quilómetros.

Além dos produtos cultivados pelos próprios habitantes de Paradela, a partilha é essencial entre a população, uma vez que, de acordo com Maria dos Remédios, não é fácil chegar à vila para fazer compras. A forma mais eficaz de ir às compras é pedir boleia a quem tem carro, ou esperar que um familiar traga as compras quando vier fazer uma visita.

A freguesia de Granjinha fica a 3 quilómetros de Paradela e tem 29 habitantes. Segundo a Agência Lusa, é António Ribeiro, militar da GNR reformado, que leva os habitantes a Tabuaço para fazer compras. Os habitantes de Granjinha salientam que toda a produção agrícola é para consumo próprio, dada a dificuldade de comprar mantimentos.

Os resultados dos Censos 2021 divulgados pela INE não surpreenderam a população de Paradela e Granjinha, que se conforma com os que já saíram e com os que, ainda crianças, admitem querer deixar a freguesia.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *