São Pedro do Sul integra II edição do ‘Projeto 5’

25/11/2021 11:27

A segunda edição do projeto de Cultura em Rede – “5 Municípios, 5 Culturas, 5 Sentidos”, vulgo Projeto 5, foi oficialmente lançada, ontem, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda.

Serão apresentados 20 espetáculos que vão entrar em itinerância pelos Municípios de Águeda, Idanha-a-Nova, Óbidos, São Pedro do Sul e Seia. Será ainda realizada uma coprodução artística entre a comunidade destes 5 Municípios e uma reputada companhia nacional que levará 5 espetáculos a este vasto território, um por cada Município, pela valorização do património material e imaterial.

Para Teresa Sobrinho, Vereadora da Cultura do Município de São Pedro do Sul, “esta foi uma experiência muito rica, tivemos uma troca de know-how entre os municípios, cada um à sua maneira. Aprendemos muito uns com os outros e daí decidimos fazer esta segunda candidatura. Foi muito importante para as associações culturais de cada município, tiveram a oportunidade de constatar como cada uma trabalha. O projeto ajudou a que os nossos agentes culturais e associações tivessem mais ambição com esta partilha e troca de experiências. Foi um upgrade muito relevante! Se a Pandemia nos deixar, esta segunda edição do Projeto 5 tem tudo para correr bem!”

A parceria – Projeto 5 – tem como intuito promover a dinamização da atividade cultural em estreita articulação com a valorização do património distintivo destes cinco territórios, por forma a incrementar a captação de fluxos turísticos para os Municípios e para a Região Centro no pós-pandemia. Esta segunda edição irá unir estes cinco territórios geograficamente distantes com várias propostas culturais, um desafio que, ao mesmo tempo, será também uma oportunidade para solidificar esta rede de cooperação.

O projeto “5 Municípios. 5 Culturas. 5 Sentidos” tem uma duração de 12 meses, sendo que as iniciativas irão decorrer ao longo 2022, contando com um investimento de 290 496,70€ (100% cofinanciado). O Projeto 5 é cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *