Saiba como consultar o saldo acumulado com o IVAaucher

12/07/2021 13:26

Continuar decorrer o programa IVAucher, que permite que os portugueses que peçam fatura com número de contribuinte em compras nos setores da restauração, alojamento e cultura, acumulem o IVA gasto em saldo, para depois o descontarem em compras nos mesmos setores no final do ano. Espera-se que esse saldo, que até agora tem aparecido aos contribuintes a zero, comece a ser revelado a partir deste mês.

O montante acumulado pode ser consultado em duas plataformas: na app E-fatura ou no portal E-fatura. No caso da aplicação, o cidadão apenas tem de fazer o download da mesma e iniciar sessão, ao aceder ao menu principal terá acesso à opção IVAucher com o respetivo saldo à frente. O processo é semelhante através do portal, após o início de sessão, o utilizador deve clicar na referência onde diz IVAucher, onde terá acesso ao montante.iva

Caso o saldo ainda se encontre a zeros, é provável que as fatura ainda não tenham sido comunicadas à Autoridade Tributária (AT) pelo comerciante.

Apesar da acumulação do saldo IVAucher ser automática, a utilização deste benefício implica a adesão por parte do contribuinte, que pode ser feita presencialmente, num dos mais de três mil pontos de venda da operadora de pagamentos Pagaqui, online através do website, ou da aplicação móvel. Não há um montante de acumulação máximo, pelo que o valor final será apurado até ao dia 30 de setembro. 

Note-se que para que o desconto do crédito do IVA possa ser feito, será necessário que a compra seja feita num estabelecimento comercial que tenha aderido ao programa, sendo que esta adesão não está dependente da existência de um TPA (terminal de pagamento automático).

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *