S. J. Pesqueira: “Histórias da Vermelhinha” vão ser contadas no próximo domingo em Vale de Figueira

03/05/2022 18:15

No âmbito da candidatura Cultura Para Todos-PesqueirAnima, promovida pela Câmara municipal de S. João da Pesqueira e cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu, a companhia Filandorra – Teatro do Nordeste vai proporcionar momentos de animação teatral nas Freguesias.

No dia 8 de Maio, pelas 16h, no Complexo Desportivo de Vale de Vila/Campo de Futebol, pode assistir ao espetáculo “Histórias da Vermelhinha”. A entrada é gratuita.

Nas redes sociais, a companhia Filandorra – Teatro do Nordeste faz a apresentação da produção:

«Histórias da Vermelhinha é a adaptação ao palco dos contos “proibidos” da tradição oral das terras dos Barroso, que Bento da Cruz escutou em criança de contadores de craveira como João do Gervaz de Vila da Ponte ou de Manuel da Inácia de Negrões, e que reproduziu na obra com o mesmo nome, numa espécie de “viagem” pelo mundo rural do tempo dos nossos avós quando vestiam de linho no Verão e de burel no Inverno e eram o esteio do ensino dos mais novos. Para além das histórias de raposas, tourões ou lobos, Bento da Cruz faz o relato das histórias contadas em reservado e sem preconceitos linguísticos, “sem tirar nem por uma vírgula”… são as históricas “mais picantes, eróticas, ou de crítica social” que envolviam padres, galegos, doutores, santos, burros, ladrões, cornos e rameiras, que alegravam as noites de inverno à lareira e alimentavam a “coscuvilhice”. LER/FAZER estas histórias é comer o pão e o presunto do imaginário do Barroso. Conhecem-lhe o sabor?»

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.