Rotary Club de Mangualde apoia construção de Unidade Escolar na Guiné-Bissau

23/01/2022 12:23

O Rotary Club de Mangualde está a apoiar o projecto da Associação de Cooperação com a Guiné-Bissau (ACGB) para a construção de uma Unidade Escolar em Cacheu.

Esta unidade irá substituir o anterior Jardim de Infância (o GIRASSOL) que ruiu completamente com as chuvas de 2019, e que comportava cerca de 30/40 crianças, em condições muito precárias.

A população urbana de Cacheu é de 5.674 pessoas e sobrevive, essencialmente, com recurso à agricultura, à pesca e ao artesanato sendo que, mais de metade dessa população, 3.091, possuem idades inferiores a 20 anos (cerca de 300 têm menos de 6 anos) e 2.108 têm idades compreendidas entre 20 e 50 anos.

De salientar que existem 79 raparigas mães, com idades entre os 12 e os 19 anos, e 121 cidadãos portadores de deficiência.Em Cacheu, existem 1.298 cidadãos, com mais de 5 anos, que são analfabetos e apenas 651 cidadãos, entres 6 e os 11 anos, frequentam a escola / da 1ª à 6ª classe.

A Associação de Cooperação com a Guiné-Bissau é uma ONGD sediada em Viana do Castelo e constituída apenas por voluntários, que coopera com a Guiné-Bissau, e em particular com Cacheu, desde 1999. Tendo aí desenvolvido inúmeras actividades com largo apoio da sociedade civil portuguesa e guineense, decidiu criar um projecto cuja construção comportará 3 módulos que incluirão salas de aula destinadas a Jardim Infantil e 1º Ciclo, para 75 a 90 crianças, sanitários, sala de arquivo, sala polivalente para formações e reuniões de professores e encarregados de educação, cozinha, arrumos e refeitório e respectivos equipamentos.

Este projecto, «será um contributo fundamental para alterar decisivamente os níveis de alfabetização da população do Cacheu e dotará estes jovens de importantes ferramentas para enfrentarem o futuro com mais esperança» esclarece o clube.

«Profundamente sensibilizado pela mais valia deste projecto, que realmente transformará a vida daquelas populações, aliada à credibilidade do seu promotor / executor, a Associação de Cooperação com a Guiné-Bissau, o Rotary Club de Mangualde decidiu apoiar a construção desta Unidade Escolar do Cacheu com um donativo de 500,00€, constituído por fundos do clube e doações anónimas e muito generosas efectuadas e recolhidas numa caixa colocada na Papelaria Adrião, em Mangualde» explicam.

Quem estiver interessado em ajudar poderão contactar o Rotary Club de Mangualde pelo email: rotaryclub.mangualde@gmail.com para que lhes seja facultada a forma de poderem efectuar o seu donativo.

«Recordamos que o primeiro projecto apoiado com fundos do nosso Clube e com recurso às doações anónimas através da referida caixa aconteceu em Fevereiro de 2021, com o apoio aos refugiados de Pemba em Moçambique» finalizam.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.