Rota dos Caminhos com Alma, um percurso com história em Oliveira de Frades

26/09/2020 19:00

A Rota dos Caminhos com Alma é um percurso ideal para quem gosta de um pouco de história nas suas aventuras. Venha conhecer os segredos deste trajeto pedestre, apresentado pela Vereadora da Câmara Municipal de Oliveira de Frades, Clara Vieira. 

Em que ano foi criada a rota e porquê?

Foi inaugurada em 2018 e é um percurso circular com, aproximadamente, 10 Km, com início e fim na Rua da Barreira, junto ao Caminho Municipal número 1285, na aldeia de Covelo, da União das Freguesias de Arca e Varzielas.

Implantado na serra do Caramulo, é um trilho muito diversificado. Aconselho à sua realização, pela beleza dos carvalhos, pelo Caminho do Sacramento junto à Ribeira e pelo Dólmen de Arca.

Quais são os principais pontos de atração desta rota?

Um dos principais atrativos é o Dólmen de Arca, classificado como Monumento Nacional desde 1910. É uma memória megalítica que testemunha a ocupação humana nestas terra.

Os caminhantes poderão também deslumbrar-se com o Carvalhedo da Gândara, a maior mancha nacional contínua de carvalho-alvarinho.

Os Papa Trilhos

Poderão ser atravessados os vários campos e caminhos agrícolas até à aldeia de Paranho, onde, no alto da aldeia, se pode avistar a Capela da Nossa senhora da Paz e o miradouro com o mesmo nome. Deste alto vislumbra-se toda a localidade e grande parte da Serra do Caramulo. A nível de património religioso podemos ainda destacar a Igreja do Espírito Santo de Arca.

O património natural continua com uma zona florestal de sobreiral, com exemplares centenários, antes da passagem pela casa do guarda, onde posteriormente se podem ver os viveiros abandonados.

De destacar também  a aldeia de Covelo de Arca, local de início deste PR, onde se pode visitar a capela local.

A subida pelo caminho do Sacramento liga a povoação de Covelo a Arca, onde se encontram as “Alminhas” e a “Pedra Poisadoura”, local onde os antigos poisavam os caixões para rezar e especialmente para descansar antes da dura subida que se seguia durante os funerais.

Os Papa Trilhos

Que níveis de dificuldade existem? E para quem é direcionada esta rota?

Esta rota está categorizada como nível III – Algo Difícil. É um percurso relativamente longo, mas sem grandes dificuldades, apenas uma subida de 2 km, que pode ser realizada logo no início ou no fim, dependendo de onde se enceta o PR.

Qual a melhor altura do ano para a realizar?

Este PR pode ser realizado em qualquer época do ano, de salientar que, se for efectuado no inverno ou dias de muita chuva, existem partes do trilho com bastante água. No verão, é um percurso fresco, com bastante sombra ao longo de todo o caminho.

Os Papa Trilhos

Como são os acessos e o socorro em caso de acidente?

Os acessos, em casos urgentes, são muito bons. Trata-se de um percurso não muito isolado.

Há algum evento anual em torno da rota? 

Não existe realmente nenhum evento anual ligado à temática desta rota, no entanto o nosso município valoriza a organização de diversos percursos temáticos ao longo do ano.

Estão projetadas melhorias ou alterações na rota?

Trata-se de uma rota relativamente recente, aguardamos as opiniões dos caminhantes, pois haverá sempre espaço para melhorar.

Tem trazido algum retorno para a economia local?

Desde a sua criação que a rota tem trazido um retorno anual elevado para associações locais, restauração e alojamento, e vários são os caminhantes que se deslocam ao nosso município para fazer as nossas rotas.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *