Rota das Vinhas em S. João da Pesqueira. Uma viagem pelo Coração do Alto Douro Vinhateiro.

19/09/2020 19:00

A Rota das Vinhas em São João da Pesqueira está situada no Coração do Alto Douro Vinhateiro. Um percurso onde pode aproveitar a natureza das vinhas e os Rios Douro e Torto.

Conheça este PR com a entrevista realizada ao gabinete de turismo do Município de São João da Pesqueira.

A PR2 Rota das Vinhas foi criada em que ano e porque?

A Rota das Vinhas foi criada em 2008 no concelho de S. João da Pesqueira, nomeadamente na freguesia de Ervedosa do Douro.

A razão da implementação, passou pela importância estratégica da sua localização, em pleno Coração do Alto Douro Vinhateiro – Património Mundial pela UNESCO, convidando o turista a conhecer o Douro profundo.

Assim, ao dotar o território com estas infraestruturas o Município pretende promover o concelho, o seu património natural, cultural e construído, e as suas tradições, de forma a atrair visitantes, tanto nacionais como estrangeiros, que queiram conhecer esta bela região, de uma forma muito peculiar e “pura”: a pé.

Este percurso é também uma homenagem a este local que é tão marcado pelo vinho e pelas vinhas?

Sim, de facto era importante para o concelho de S. João da Pesqueira existir uma rota com a temática do Vinho, atendendo que é o concelho que tem a maior área vinícola do Douro, que é o maior produtor de Vinho do Porto e aquele que tem a maior área classificada pela UNESCO como Património Mundial, com cerca de 20% da área total do Douro.

É também neste território, que se encontram algumas das maiores Quintas com história secular, pelo que, existir uma Rota do Vinho, neste concelho é também uma homenagem às suas gentes e operadores turísticos capazes de atrair o(s) turista(s) mais atento(s) e apaixonado(s) pela natureza e pelo vinho.

Temos aqui a passagem por algumas Quintas, é possível fazer alguma prova nos locais?

Sim, ao longo do trajeto é possível visitar e efetuar provas em algumas Quintas de renome no Douro, devendo para isso o visitante marcar com antecedência. São exemplo, a Quinta da Gricha, Quinta das Tecedeiras, Quinta Roriz, Quinta do Pessegueiro, Quinta de S. José, Quinta D. Doroteia, e um pouco mais afastado do percurso a Quinta de Ventozelo, entre outras. Na secção de turismo e no site do município (www.sjpesqueira.pt) terão toda a informação necessária para a marcação.

Que pontos turísticos se podem destacar? 

Estando o percurso localizado em pleno coração do Alto Douro Vinhateiro – Património Mundial, os principais pontos de interesse são as belíssimas paisagens de vinhedos em socalcos salpicados, com o Rio Douro e Rio Torto ao fundo. São cenários paradisíacos em contacto com a natureza, ideais para a prática de pedestrianismo, birdwatching e eco-turismo.

Aconselhamos também, a visitar o Museu do Vinho em S. João da Pesqueira, que é o maior atrativo turístico do concelho, um dos museus mais imponentes da região do Douro a par do Museu do Côa e Museu do Douro, tendo já a sua arquitetura sido distinguida com alguns prémios.

Para quem é direcionada a rota?

Podemos dizer que é direcionada para jovens e famílias que sejam amantes da natureza e gostem de aliar o desporto e o prazer de caminhar em pleno contacto com a natureza participando nas iniciativas das Quintas ao longo do percurso.

Qual é a melhor altura do ano para realizar esta atividade? 

O percurso pode-se realizar todo o ano, sendo o seu ponto alto em Setembro e Outubro, na altura das vindimas, quando ”cheira a mosto”. Pelo percurso e com as vindimas ao rubro, os visitantes podem ainda participar nas vindimas em algumas quintas.

Algumas descrições do percurso: Dificuldade, duração e distância?

Este PR é considerado de pequena Rota, com âmbito, Desportivo, Cultural e Paisagístico. A nível de dificuldade é considerado moderado, sendo elevado em algumas partes do percurso devido aos vários desníveis acentuados existentes ao longo do traçado.

São 24 Kms de caminhada, podendo ser feitos em duas etapas: etapa das encostas do Rio Douro com 17 kms e a etapa das encostas do rio Torto com 7 kms. Para a primeira etapa, estima-me que dure uma média de 6 horas e a segunda 2 horas e meia.

A rota irá sofrer alguma alteração ou melhoria no futuro?

Foi realizado recentemente pelos técnicos de desporto um levantamento de todas as necessidades dos cinco percursos existentes no concelho, pelo que, será feita manutenção ao nível da sinalética e pequenos arranjos e limpezas no troço.

Existe algum evento associado a este percurso?

Não existe nenhum evento associado diretamente, no entanto podemos destacar a Festa Pombalina, Wine & History, um evento do nosso concelho e um dos maiores da região, quando falamos em vinhos e neste caso numa Rota ligada ao enoturismo. 

Quais as informações, os contatos importantes e os acessos rápidos em caso de acidente?

Informações turísticas: www.sjpesqueira.pt | turismo@sjpesqueira.pt

Contactos úteis de S. João da Pesqueira:

Câmara Municipal – 254489999 | Centro Saúde – 254484161 | GNR – 254484244

Acesso Rápido em caso de acidente: EN222» A24 em direção ao Hospital de Lamego ou Vila Real

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *