Resende: Aldeia da Talhada abraça o projeto “Aldear”

08/07/2021 11:05

A aldeia da Talhada, em Resende, acolheu, no passado dia 4 de julho, o projeto cultural Aldear, num encontro da sua comunidade com as tradições e a atualidade.

A aldeia transformou-se assim num espaço de encontros, promovidos através de processos artísticos participativos que ao longo das últimas semanas envolveram a comunidade local.

O programa contou com a apresentação de duas peças de teatro de marionetas, seguindo-se um espaço de partilha, onde a comunidade contou histórias e deu a conhecer iguarias da gastronomia tradicional. Ambas as atividades foram promovidas pela Limite Zero Associação Cultural.

Houve ainda um percurso artístico numa versão áudio-walk, coordenado pela Estrutura, que consistiu numa caminhada, escutando os sons da aldeia, desde o centro até às imediações. Segundo a autarquia de Resende, esta foi uma «experiência sensorial que conduziu o espetador numa viagem única e pessoal, através da relação entre experiências sonoras, visuais e textuais».

O evento culminou na eira comunitária com uma criação comunitária, um processo artístico participativo promovido pelos Discos de Platão e que juntou diversas coletividades para um espetáculo musical, criado a partir da identidade local.

Na iniciativa estiveram envolvidas a Associação Sócio-Cultural e Desportiva da Talhada e os Ateliers da Câmara Municipal de Resende.

Até ao dia 7 de agosto, o projeto Aldear continuará a dinamizar encontros comunitários, a partir de processos artísticos participativos, em aldeias e bairros dos 11 municípios do Tâmega e Sousa.

Foto // projeto Aldear

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *