Refood Viseu apresenta dois projetos para o orçamento participativo

08/07/2021 10:49

A Refood Viseu apresentou dois projetos para orçamento participativo da cidade viriato: a “VisHortis” – Horta Comunitária e o “Carsharing solidário”.

O primeiro projeto intitulado “VisHortis” propõe a criação de hortas comunitárias num espaço do Bairro da Sta. Eugénia em Viseu. O espaço será dividido em talhões e equipado com compostores, ponto de água e eletricidade comuns fornecida por energia solar, reservatórios para captação das águas pluviais, unidades de ecopontos (plástico, papel, vidro e lixo indiferenciado), iluminação, bem como casas de abrigo e uma unidade sanitária. Estes edifícios devem ser construídos com materiais reciclados e/ou recicláveis, sendo o sistema construtivo o menos intrusivo possível na penetração ao solo, sugerindo-se uma arquitetura e design com base em elementos de madeira.

Segundo Cláudia Columbano, gestora do núcleo da Refood Viseu, o que diferencia esta proposta é o facto estarem reservados «um determinado número de talhões para apoio a famílias carenciadas, para que possam ter uma forma de sustento e até para autoconsumo».

O projeto “Carsharing solidário” é o segundo a concurso. Este propõe a aquisição de uma viatura, elétrica / hibrida, garantindo a sua neutralidade carbónica, que seria usada num sistema de partilha entre entidades, gerido através de uma aplicação / App.

«O que nos motivou a apresentar estas ideias é a nossa missão de serviço à comunidade e compromisso com as práticas mais sustentáveis», esclarece Cláudia Columbano.

A votação decorre até 18 de julho no site https://op.viseuparticipa.pt/ ou através de SMS (número 4343). 

Este projeto constitui uma medida do programa de governo municipal, e visa promover uma cultura de participação democrática e envolvimento da comunidade no novo ciclo de desenvolvimento e futuro do concelho, incentivando uma cidadania ativa e práticas de construção coletiva. No total será investido cerca de 250 mil euros.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *