Reabilitação do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios está para breve

26/07/2021 16:17

O Município de Lamego, a Real Irmandade de Nossa Senhora dos Remédios e a Direção Regional da Cultura do Norte (DRCN) celebraram um protocolo de parceria, no âmbito de um programa de requalificação e reabilitação do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios.

A intervenção vai permitir que a autarquia de Lamego seja responsável por todo o processo de gestão desta operação tendo em consideração a reabilitação, a valorização e a conservação deste monumento nacional.As obras estão previstas para breve e contemplam o edifício, o escadório e o espaço exterior adjacente.

«Esta ação vai dotar o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios com melhores condições de acessibilidade, proporcionando também uma nova dinâmica paisagística a todo o espaço envolvente, tornando-o num local ainda mais bonito e agradável para quem o visita. Será uma intervenção significativa que envolverá todo o edifício mas também o património vegetal da mata e do Parque de Santo Estevão e que contará com o apoio e o acompanhamento por parte do município no sentido de assegurar que a mesma decorra com o rigor exigido numa obra desta envergadura», esclarece o Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Ângelo Moura. 

Relembre-se que o município lamecense assinou, recentemente, um protocolo com o Departamento da Pastoral do Turismo da Diocese de Lamego e a Irmandade dos Remédios que vai permitir a abertura ao público das Torres do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios. Na prática, este acordo possibilita a criação de um novo produto turístico, que trará uma nova vista panorâmica da Mata dos Remédios e da cidade aos seus visitantes.

Desde 1984, o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios é considerado um Imóvel de Interesse Público, destacando-se como um dos locais de peregrinação mais importantes de Portugal, tendo a “Festa em Honra de Nossa Senhora dos Remédios” sido distinguida como uma das “7 Maravilhas da Cultura Popular”.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *