Quais as diferenças entre isolamento e quarentena?

18/03/2020 10:38

Nos últimos dias as palavras quarentena e isolamento social começaram a invadir as nossas casas. É necessário perceber quais as diferenças entre as duas medidas e em que situações se aplicam as mesmas.

Começamos por referir que são ambas medidas “especialmente utilizadas em resposta a uma epidemia e pretendem proteger a população pela quebra da cadeia de transmissão entre indivíduos1“, segundo a Direção Geral da Saúde (DGS).

A diferença entre isolamento e quarentena está relacionado com o estado de doença do indivíduo. Segundo explica a DGS, “quarentena é utilizada em indivíduos que se pressupõe serem saudáveis, mas possam ter estado em contacto com um doente confirmadamente infecioso. O isolamento é a medida utilizada em indivíduos doentes, para que através do afastamento social não contagiem outros cidadãos1“.

De acordo com as diretrizes da DGS a quarentena e isolamento podem ser indicadas nas seguintes situações:

  • “se tiver tido contacto com um doente diagnosticado COVID-19, e esta medida for determinada pela Autoridade de Saúde (avaliação caso a caso);
  • se tiver sido diagnosticada(o) com COVID-19 e se o médico assistente o avaliar determinando que a sua situação clínica não necessita de internamento;1

As medidas de quarentena e isolamento são indicadas depois de uma avaliação de risco específica de forma a protegê-lo a si, à sua família e à comunidade. No caso de lhe ser recomendada quarentena, é crucial que siga a indicação até ao fim do período indicado pela Autoridade de Saúde, mesmo que não revele sintomas.

1https://www.dgs.pt/directrizes-da-dgs/orientacoes-e-circulares-informativas/orientacao-n-0102020-de-16032020-pdf.aspx

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *