Projeto da Águas do Norte implementado em Lamego premiado com Tubo de Ouro

26/11/2021 09:52

A Águas do Norte foi distinguida com o prémio Tubo de Ouro para o melhor projeto de adaptação às alterações climáticas. Este foi entregue na passada quarta-feira, dia 24 de novembro, no Âmbito do ENEG – Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento, realizado em Vilamoura.

O projeto premiado contempla a implementação e instalação de comportadas no descarregador de cheias, da Barragem de Pretarouca, no concelho de Lamego, de forma a aumentar o volume de armazenamento em cerca de 0.95 hm3, e, assim, responder às novas necessidades de abastecimento de água em virtude das alterações climáticas.

A Águas do Norte nasce a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

De acordo com a organização, esta assegura, ainda, a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, abrangendo os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), «de forma regular, contínua e eficiente».

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *