Programa “Aldeia Segura” implementado no concelho de Tondela

06/05/2021 11:57

Na sessão de apresentação do programa, o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, sublinhou a importância do planeamento e da organização, para fazer face a situações de tragédia. “Todos contribuirmos para o slogan que criámos, de que a proteção civil somos todos nós. Por isso, congratulamo-nos com a inclusão de 45 das nossas povoações neste projeto, contribuindo para ter um concelho mais protegido e mais capaz perante a adversidade”, referiu.

Alexandre Borges, técnico superior do CDOS de Viseu, procedeu à apresentação deste programa de Proteção de Aglomerados Populacionais e de Proteção Florestal, que se destina a estabelecer medidas estruturais para proteção de pessoas e bens, e dos edificados na interface urbano-florestal, com a implementação e gestão de zonas de proteção aos aglomerados e de infraestruturas estratégicas, identificando pontos críticos e locais de refúgio.

O programa irá ser implementado em quatro povoações da União de Freguesias de São João do Monte e Mosteirinho (Almofala, Dornas, Braçal/Valeiroso e Mançores), cinco povoações da União de Freguesias de Barreiro de Besteiros e Tourigo (Tojosa, Pousadas, Pêgo Negro/Tarrastal, Marruge e Amieira), 12 povoações da freguesia de Castelões (Pousadas/Vale do Homem, Múceres (Bairro da Ponte), Múceres, Linheiro/Vales, Fontainhas/Ladeira/V. Rei, Figueiral, Falorca, Cruzes, Cortiçada, Eiras/Quintal, Coelhoso e Castelões), sete povoações da freguesia de Santiago de Besteiros (Pedronhe, Litrela, Barrô, Lourosa, Portela, Santiago/Portelada e Muna), três na União de Freguesias de Vilar de Besteiros e Mosteiro de Fráguas ( Vilar de Besteiros, Mosteiro Fráguas e Freixeda), uma povoação em Ferreirós do Dão, uma povoação na freguesia de Tonda (Póvoa do Rodrigo Alves), uma povoação na freguesia do Guardão (Caselho), seis povoações na freguesia de Dardavaz (Alvarim, Chancela, Dardavaz, Póvoa da Sardinha, Póvoa do Lobo, Várzea do Homem), duas povoações na União de Freguesias de Caparrosa (Carvalhal da Mulher, Silvares e Souto Bom) e três povoações na freguesia da Lajeosa do Dão (Sangemil, Furadouro/Corujeiro e Penedo).

A execução do programa decorre ao abrigo de um protocolo entre a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *