Professores debatem amanhã “Educação para a Cidadania na Década 20/30 – Caminhos e Desafios” no IPV

25/03/2022 10:35

A iniciativa está marcada para as 09h30, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu. 

Hoje a educação, centrada sobretudo na escola, continua a lidar com grandes desafios e, embora os tenha ampliado, o séc. XXI procura, cada vez mais, dar respostas eficazes e sustentáveis. Neste contexto, este colóquio pretende criar vários momentos fundamentais de partilha e pensamento crítico sobre a importância das instituições de ensino como laboratórios de inovação, criatividade e espírito empreendedor. O objetivo deste evento, desenvolvido em torno de 6 painéis e 7 workshops, é melhorar as condições para que as escolas se tornem espaços de transformação, de alunos e professores na promoção de um mundo mais inovador, flexível, harmonioso e ousado.

Assim, no dia 26 de março, terão lugar os painéis “Educação para a Cidadania em Sala de aula: Desafio de hoje e compromissos com o futuro”; “Educar para a saúde: o impacto do confina(mente) e agora?”; “Como a inovação Social pode apoiar a Cidadania nas Escolas”; “Empreendedores: Mais do que o sucesso, o sentimento de retribuir à comunidade”.

Já, no dia 02 de abril terão lugar os painéis “Como fomentar a participação cívica nos mais jovens”; “Programas e iniciativas educativas reconhecidas do país, agora alinhados com os ODS’s”, bem como os Workshops de “Desenvolvimento de dinâmicas e atividades pedagógicas”. 

O evento é promovido pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e surge no âmbito da 10.ª edição do projeto educativo Wanted – Escolas Empreendedoras Viseu Dão Lafões. De acordo com o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, “Com este colóquio a CIM pretende dinamizar um debate profundo sobre a educação enquanto ferramenta estratégica para a promoção de uma nova cidadania. Uma cidadania cada vez mais inovadora e muito atenta a questões de âmbito social, capaz de fomentar a uma participação cívica e inclusiva relativamente aos grandes temas da atualidade, sejam eles o desenvolvimento sustentável, o empreendedorismo social, a educação ambiental ou a igualdade de género e os direitos humanos, entre outros temas”.  

Para mais informações, contactar o Gabinete de Comunicação da CIMVDL, através do número: 232 812 156.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.