Portugal recebe doente oncológica ucraniana para tratamento médico 

22/04/2022 16:51

Portugal recebeu na passada quinta-feira, 21 de abril, uma mulher ucraniana a pedido das autoridades de saúde moldavas para tratamento médico no país, através do sistema CECIS, coordenado pelo Mecanismo Europeu de Proteção Civil.

A doente, com patologia oncológica, trata-se da primeira a ser transferida ao abrigo do mecanismo e será submetida a tratamento em ambulatório e acompanhada pelo Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil E.P.E., com o apoio da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Desde o início do conflito que Portugal «tem feito ofertas sucessivas a solicitações da Polónia, Moldávia, Ucrânia e Eslováquia para evacuação de doentes ucranianos utilizando o mecanismo europeu apropriado, sendo que a maioria dos doentes tem aceitado ofertas para tratamentos em países com proximidade à Ucrânia, nomeadamente a Alemanha», explica a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Neste momento, está também em curso o processo de transferência de doentes oncológicos pediátricos da Polónia para Portugal, ao abrigo do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.