Portugal na lista verde de destinos do Reino Unido

07/05/2021 19:05

Portugal faz parte de um dos 12 países colocados na lista verde do Reino Unido. Os Ingleses podem viajar para Portugal sem terem de fazer quarentena no regresso. No entanto, aos viajantes, é ainda exigido um teste rápido ou PCR, com resultado negativo, feito até 72 horas antes do embarque, e outro, obrigatoriamente PCR e feito no setor privado, que precisa de ser realizado nas primeiras 48 horas após a chegada a Inglaterra.

O anúncio foi feito, esta sexta-feira, por Grant Shapps, ministro dos Transportes britânico, que informou que esta é uma decisão que deverá entrar em vigor no dia 17 de maio. O ministro sublinhou que estes países continuarão a ser monitorizados.

Da lista verde fazem ainda parte: Gibraltar, Ilhas Faroé, Israel, Austrália, Nova Zelândia, Brunei, Ilhas Malvinas, Islândia, Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha, Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul.

França, Espanha e Grécia são exemplos de países que não chegam à lista verde, informou o ministro em conferência de imprensa, salientando que farão parte da lista amarela – que implica 10 dias de quarentena após o retorno ao Reino Unido.

No caso dos países da “lista vermelha”, os viajantes terão de cumprir, à chegada ao Reino Unido, quarentena de 10 dias num hotel designado e às suas custas, além de fazer dois testes PCR, no segundo e oitavo dias da quarentena.

Desde janeiro que estavam proibidas as viagens para o estrangeiro exceto em casos de força maior e com justificação válida, sendo as infrações penalizadas com multas de 5.000 libras (5.800 euros).

Fonte: TVI

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *