Penalva do Castelo: Património, tradições e sabores de Castelo de Penalva celebrados na ‘Rota dos Ambientes Rurais’

01/05/2022 14:08
Rota Ambientes Rurais Castelo de Penalva

No próximo dia 8 de maio, a freguesia de Castelo de Penalva, no concelho de Penalva do Castelo, serve de cenário ao percurso pedestre ‘PR4 Rota dos Ambientes Rurais’, com uma extensão de 12 quilómetros.

Com início junto à Igreja de S. Pedro, pelas 09h15, o tema central é o rio Dão e o ambiente que o rodeia: «Este percurso permite a descoberta de numerosos tesouros paisagísticos, patrimoniais e etnológicos, presentes nas pequenas povoações que se espalham por este território, repleto de locais de rara beleza. A Rota dos Ambientes Rurais permite-nos um contacto privilegiado com a natureza, composta por uma fauna e flora diversificada, observável ao longo do percurso, culminando numa paisagem deslumbrante», revela a organização.

«Ao longo do percurso é possível conhecer e usufruir de inúmeros testemunhos vivos da história e tradições das gentes que aqui habitam», é avançado.

Serão apresentados diversos quadros históricos e tradicionais romanos, o resineiro, fonte dos namorados, a Pastorícia, as lavadeiras no rio Dão, o forno a lenha, a travessia das poldras, utensílios agrícolas de outrora, a adega típica e o alambique. É ainda possível a visita ao interior das capelas e igreja, a fauna, flora e o património da freguesia.

Também o Grupo Etnográfico de Várzea de Calde marcará presença, recriando todo o processo do linho. Também o Rancho Folclórico de Penalva do Castelo e as Quinas de Sernancelhe farão parte da programação.

«De ano para ano, verifica-se um maior envolvimento das gentes locais na dinamização do percurso, recebendo de forma muito genuína os muitos que participam e se deslocam para conhecer e experienciar a ruralidade da freguesia», garante a Junta de Freguesia de Castelo de Penalva. «O reforço alimentar, em Vilar do Dão, permite degustar iguarias locais, algumas acabadas de sair do forno a lenha. Os afamados bolinhos de batata, as filhós e o afamado vinho do Dão, também marcam presença. O artesanato em madeira também se fará representar. No final haverá o tradicional almoço convívio».

A atividade resulta de uma organização conjunta da Junta de Freguesia de Castelo de Penalva e Câmara Municipal de Penalva do Castelo, com o poio de diversas associações e instituições da freguesia e do concelho. 

Os interessados poderão inscrever-se através dos contactos 964650929, da Junta de freguesia de Castelo de Penalva; 232 640 020, da Câmara Municipal de Penalva do Castelo, ou online, através do link https://docs.google.com/forms/d/1EG28tzQNMs91LFKtGJHsYBeHXgTe_ey0WwidjR2C Mbs/edit.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.