Para quem quer ser provador oficial de Queijo Serra da Estrela DOP há uma nova formação em setembro

03/08/2021 11:53

A Estrelacoop – Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela, CRL vai lançar uma formação profissional de provadores especializados, a realizar-se em dois momentos, nos dias 17 e 18 de setembro e nos dias 24 e 25 do mesmo mês. O objetivo é expandir o número de provadores qualificados para júri do Painel Oficial do Queijo Serra da Estrela DOP.

Esta formação é aberta a todo o país e realizar-se-á em formato presencial na sede da Estrelacoop, em Celorico da Beira. Com a duração de dois dias, o curso será dinamizado pela ALS Portugal, entidade formadora no âmbito da biotecnologia aplicada à segurança alimentar, saúde animal  e controlo ambiental.  

Os participantes irão ter uma alargada prática de avaliação sensorial, com aferição das características e atributos de queijos Serra da Estrela DOP, designadamente a crosta, a forma e consistência, a textura e a cor da pasta e o sabor e o aroma.  

No final cada formando obterá a qualificação para integrar o Painel Oficial de Provadores do Queijo Serra da Estrela DOP, depois de ter adquirido conhecimento sobre os elementos distintivos DOP, capacidades de avaliação sensorial  do queijo, bem como de análise da qualidade de produção.

Os interessados podem inscrever se, gratuitamente, através deste link.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *