“Operação Brincar” requalifica espaços exteriores de jardins e escolas do primeiro ciclo de Vouzela

14/06/2021 12:29

Está concluída a primeira fase da “Operação Brincar”, um projeto promovido pela autarquia de Vouzela, que visa beneficiar os recreios escolares, tornando-os mais aliciantes e desafiadores para todas as crianças da educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico.

Com o objetivo de promover a autonomia para o desenvolvimento das habilidades motoras, bem como, a promoção do ato de brincar, enquanto atividade livre não orientada, foram concebidos equipamentos lúdicos, estimuladores da atividade física, tendo por base uma perspetiva ecológica e sustentável, na medida em que a reutilização de materiais acompanha, de forma transversal, todas as fases do projeto.

De forma a tornar os espaços mais atrativos, o projeto englobou pinturas nas paredes e no chão (jogos de perícia e precisão) e construção de material lúdico com pneus e madeira (brinquedos de balanço, percursos de equilíbrio, transposição de obstáculos, bancos para contar/ouvir histórias).

O processo iniciou com a realização de um diagnóstico de cada espaço existente e por uma avaliação do que é exequível concretizar em cada um. Posteriormente, foi elaborado um dossier para cada recreio escolar, tendo em conta, os parâmetros: caracterização do espaço e material existente, nível de ensino, número de alunos, plano de melhoria, material necessário e existência de espaços de recreio e lazer na zona envolvente.

O projeto foi desenvolvido pelo gabinete de Desporto em parceria com o Gabinete de Educação, a Biblioteca Municipal e os agrupamentos de escolas do concelho.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *