Oficina “As Pontes entre Nós” apresenta 60 novas vozes do Canto Polifónico em quatro concelhos

26/06/2022 11:43

O projeto intermunicipal “Cultura entre Pontes”, que envolve as Autarquias de Sever do Vouga, Vouzela, Oliveira de Frades e São Pedro do Sul, volta a dar voz a novos espetáculos de polifonia, desta vez com 60 novas vozes – femininas e masculinas – descobertas na comunidade, após a realização de uma nova oficina de canto, que decorreu ao longo do mês de junho.

Nesta segunda fase das oficinas de canto polifónico, dirigidas por Teresa Melo Campos, Celina da Piedade, Carmina Repas Gonçalves e Joana Negrão, pretendeu-se «acrescentar ao reportório polifónico tradicional, novas composições contemporâneas».

As novas cantadas, compostas por três músicos profissionais (Joana Negrão, TóZé Bexiga e Paulo Pereira) foram inspiradas nas técnicas tradicionais e criadas com a liberdade criativa de cada músico, que compôs 3 cantadas. As letras inspiraram-se em poemas das poetisas Maria Teresa Orta, Judith Teixeira, Joana Negrão, Joana Ferrajão e Margarida Vale de Gato.

Este trabalho será agora apresentado em quatro espetáculos de novas polifonias. A primeira atuação acontece no Parque das Nogueiras em São Pedro do Sul, a 27 de junho; seguindo-se Oliveira de Frades, no largo da Feira, a 17 de julho; no Espaço Severi em Sever do Vouga a 28 de julho e, no Parque da Liberdade, em Vouzela a 4 de agosto. No início de cada espetáculo, associações locais (do município em questão) vão apresentar cerca de três cantadas.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.