Nelas é o primeiro palco da exposição “Pilar Europeu dos Direitos Sociais”

31/08/2021 11:34

Com o objetivo de reforçar os laços de proximidade entre os cidadãos e a União Europeia (UE), a Biblioteca Municipal de Nelas recebeu ontem, dia 30 de agosto, a inauguração da Exposição “Pilar Europeu dos Direitos Sociais”, promovida pelo Europe Direct Viseu Dão Lafões.

Esta mostra, fruto de uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal, pretende dar a conhecer, de forma imersiva, os 20 princípios do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, que constituem o quadro de orientação para a construção de «uma Europa social forte, justa, inclusiva e plena de oportunidades», esclarece a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões.

Estes princípios estão estruturados em torno de três grandes prioridades: igualdade de oportunidades e acesso ao mercado de trabalho; condições de trabalho justas; proteção e inclusão social.

A exposição é composta por 24 painéis e irá realizar uma itinerância por algumas das bibliotecas que compõem a Rede Intermunicipal de Bibliotecas Viseu Dão Lafões (RIBVDL), nomeadamente nos seguintes concelhos: Nelas (30 de agosto a 3 de setembro); Santa Comba Dão (6 de setembro a 11 de setembro); Mangualde (13 de setembro a 18 de setembro); Penalva do Castelo (20 de Setembro a 25 de setembro); Sátão (27 de setembro a 01 de outubro); Castro Daire (4 de outubro a 9 de outubro); São Pedro do Sul (11 de outubro a 16 de outubro); Vouzela (18 de outubro a 23 de outubro). A exibição passará, ainda, pelo Centro Europe Direct Viseu Dão Lafões (25 de outubro a 30 de outubro), na Casa do Adro.

«Ao promover esta exposição, o Europe Direct Viseu Dão Lafões procura contribuir, a nível local, não só, para estimular o debate público, mas também, para informar e consciencializar os cidadãos relativamente às mais recentes políticas de âmbito europeu em torno dos direitos sociais», revela o Gestor do Europe Direct Viseu Dão Lafões, José Carlos Almeida.

Segundo o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, o Parlamento Europeu, o Conselho e a Comissão aprovaram, em 2017, o Pilar Europeu dos Direitos Sociais. «A CIM, através da RIBVDL, não podia deixar de se associar a esta iniciativa do Europe Direct Viseu Dão Lafões que procura alargar o conhecimento local sobre a União Europeia e divulgar as suas políticas. Esta iniciativa enquadra-se, ainda, no trabalho que a CIM tem desenvolvido, ao longo dos anos, no domínio da coesão social», concluiu o Secretário Executivo.

Para José Borges da Silva, Presidente da Câmara Municipal de Nelas, «questões sociais como a igualdade de género e a igualdade oportunidades, a inclusão e a proteção social, assumem, cada vez mais, um papel de destaque nos territórios e, por consequência, na agenda autárquica. Esta iniciativa é louvável, na medida em que concede, às populações, a oportunidade de conhecer os direitos europeus relativos ao seu bem-estar, à sua qualidade de vida e ao desenvolvimento económico e social, contribuindo, assim, para a sua efetivação».

Pode também visitar a Exposição Virtual Pilar Social Europeu em: https://pilarsocialeuropeu.pt

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *