Músico José dos Santos Pinto homenageado pelo Município de Mangualde

14/07/2021 12:52

O Município de Mangualde prestou homenagem ao músico José dos Santos Pinto, durante a tertúlia-concerto que decorreu no passado dia 11 de julho, na Igreja Matriz de Lobelhe do Mato.

Na sessão, moderada por Ana Margarida Cardoso, estiveram presentes cerca de 25 pessoas, entre as quais, o Presidente da Câmara Municipal, Elísio Oliveira, o Vereador da Cultura, João Lopes e, ainda, o oboísta Luís Francisco Vieira, antigo aluno de Santos Pinto, que partilhou com o público algumas das memórias com o músico.

O momento musical foi protagonizado por Tiago Coimbra, no oboé, e Joana Moreira, no piano.

Segundo a autarquia, a cerimónia realizou-se no âmbito do projeto Reviver José Santos Pinto, que visa recordar o trabalho do músico e homenageá-lo. Na programação deste projeto constava, também, um Concerto Sinfónico com a Orquestra Poema, que acabou por ser cancelado.

O projeto Reviver Santos Pinto nasceu pelas mãos de Ana Margarida Cardoso e do oboísta Tiago Coimbra. Os dois pretendem recuperar duas sonatas para oboé compostas pelo próprio José dos Santos Pinto, apresentando-as ao público com o oboé que o músico utilizou durante a sua carreira. O instrumento integra o espólio constante na Sociedade Filarmónica Lobelhense, foi restaurado e é único no mundo, uma vez que a sua dedilhação foi patenteada pelo músico.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *