Museu Grão Vasco vai entrar em obras. Segunda fase da requalificação está inscrita no PRR

28/07/2021 12:14

O Museu Grão Vasco vai entrar em obras de requalificação do edifício. No exterior será recuperada a fachada e, no interior, serão conservados os tesouros e as coleções. As intervenções previstas para o interior do edifício estão inscritas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Ao Diário de Viseu, a Diretora do Museu Grão Vasco, Odete Paiva explica que, em breve, vão arrancar as «obras no Paço dos Três Escalões, ou seja, no edifício que alberga a coleção».

«Nesta primeira fase as obras são exteriores e destinam-se a recuperar as fachadas norte, sul e poente», acrescenta Odete Paiva.

Esta intervenção está avaliada em cerca de 150 mil euros e tem como objetivo eliminar as «infiltrações na estrutura do edifício (…), que no inverno fazem com que este seja muito húmido e no Verão com que haja perdas de humidade muito acentuadas e tornam a sobrevivência das coleções mais difícil e obrigando a maiores consumos de energia», explica a diretora.

A primeira fase das obras não influenciará o funcionamento do museu. Seguidamente, a segunda, que fará parte das intervenções previstas no PRR, «vai permitir uma intervenção mais significativa e mais complexa, também ao nível dos equipamentos», adianta Odete Paiva.

«Estamos a trabalhar com os arquitetos e até inícios de Setembro tenho a certeza de que vamos ter fechado um plano de intervenção mais específico, de acordo, também, com alguns valores que estamos a recolher, nomeadamente, valores climatéricos e de humidades dentro do próprio edifício e do seu comportamento», refere.

Odete Paiva acrescentou que vão fazer todos os esforços «para que o museu não feche mais do que uma semana e possa continuar a receber os visitantes e turistas».

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *