Museu do Caramulo distinguido com dois prémios pela Ass. Portuguesa de Museologia

02/11/2021 12:51

O Museu do Caramulo foi premiado pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia nas categorias “Catálogo” e “Comunicação Online”.

Numa cerimónia anual, que decorreu no passado dia 29 de Outubro, a APOM distinguiu algumas personalidades e entidades do sector da cultura, premiando exemplos de boas práticas em diversas áreas da museologia.

Ao Museu do Caramulo coube o primeiro prémio na categoria “Catálogo”, atribuído ao livro “Museu do Caramulo – Colecção de Automóveis, Motos e Bicicletas”, cuja paginação estava a ser terminada quando surgiu a pandemia.

«Com uma tiragem planeada de 2000 livros e um custo de impressão expressivo, o projecto do catálogo ficou comprometido perante a falta de fundos e incerteza do que seria o futuro do Museu do Caramulo a médio prazo. Para não parar este projeto, o Museu do Caramulo pensou numa forma de gerar a receita necessária à sua impressão, que passou pela pré-venda do livro a empresas e a particulares, colocando uma referência aos seus nomes nas páginas iniciais da publicação. Com a campanha o museu conseguiu não só financiar a totalidade da impressão do livro, assim como gerar um resultado positivo relevante, que foi crucial à manutenção do Museu do Caramulo durante a pandemia», explica o Museu do Caramulo.

O Museu do Caramulo arrecadou, ainda, o primeiro prémio na categoria “Comunicação Online”, que distinguiu a criação do portal “O Meu Clássico” (www.omeuclassico.pt), uma plataforma orientada para os atuais e futuros proprietários de veículos clássicos que disponibiliza, de forma gratuita, informação útil e necessária à posse e utilização de um veículo antigo.

«O portal surgiu em resposta ao aumento exponencial de pedidos de ajuda e esclarecimentos relativos a automóveis clássicos sobre restauros, manutenção, conservação, legislação, avaliação ou noutros pontos, onde a informação disponível era inexistente, incompleta, dúbia ou não verificada», esclarecem.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *