Museu de Lamego recebe recriação da vida e obra de Fausto Guedes Teixeira

28/07/2021 16:12

O pátio do Museu de Lamego recebe esta sexta-feira, dia 30, pelas 21h30, a recriação histórica da vida e obra do poeta lamecense Fausto Guedes Teixeira, no âmbito das comemorações do sesquicentenário do seu nascimento.

De acordo com o município lamecense, esta cerimónia de homenagem contará com a performance da Filandorra – Teatro do Nordeste, que “revisitará” a vida e obra de Fausto Guedes Teixeira.

Ao todo serão nove os momentos da vida do poeta que os atores vão dramatizar com base na obra “Fausto Guedes Teixeira – O Meu Livro- Uma Leitura”, da autora Manuela Vaquero.

Os atores vão interagir com alguns dos objetos pessoais do espólio da casa do poeta cedidos pelo Museu de Lamego e que serão acompanhados pelos poemas mais marcantes da sua obra lírica, destacando a sua personalidade eclética: um idealista político, um republicanista convicto, mas mais religioso que pagão.

Com o nome “Vida e Obra de Fausto Guedes Teixeira… o poeta do amor”, esta recriação conta com versão cénica e encenação de David Carvalho, assistência literária de Manuela Vaquero e interpretações de Inês Medeiros, Anita Pizarro, Bibiana Mota, Débora Ribeiro, Helena Vital, Sofia Duarte, Bruno Teixeira, Luís Filipe, Rui Moura e Silvano Magalhães. Conta, ainda, com o apoio técnico de Pedro Carlos e Carlos Carvalho, em colaboração com a equipa técnica do Teatro Ribeiro Conceição.

A entrada é livre, sujeita à apresentação de bilhete a levantar previamente na Loja de Turismo de Lamego.

O evento insere-se na iniciativa “Descobrir Lamego com Fausto Guedes Teixeira”, cofinanciada em 99,68% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *