Município de Vouzela incentiva atividade pecuária com atribuição de apoios financeiros

10/08/2021 18:49

De modo a incentivar a atividade pecuária e o desenvolvimento rural do território, o Município de Vouzela está, neste momento, a atribuir incentivos à produção pecuária. Uma medida que surge depois do cancelamento, devido à pandemia, dos três concursos pecuários que anualmente se realizavam no concelho.

A realização dos concursos da Giesteira (Queirã) em junho, das Festas do Castelo (Vouzela) em agosto, e da Malhada do Salgueiro (Fornelo do Monte) em novembro, eram iniciativas habituais, que contribuíam para a promoção da atividade pecuária e a valorização das raças autóctones.

Em 2018, estes concursos permitiram conceder aos produtores participantes apoios no valor de 5.300 euros, tendo esse valor ascendido os 7.535 euros em 2019, graças à implementação da atribuição de prémios de presença a todos os animais a concurso e não somente aos melhores classificados, como acontecia até então.

À semelhança de 2020, também este anos os concursos foram cancelados. Neste sentido e para compensar os produtores pelas perdas, a autarquia vouzelense está, neste momento, a distribuir um prémio suplementar aos 46 participantes dos concursos pecuários, num valor monetário que varia entre 50 a 150 euros por participante, em função das participações nos concursos pecuários de 2018 e 2019. Esta medida representa um valor superior 4.640 euros.

Nestes últimos anos, a Câmara Municipal já apoiou em cerca de 17.500 euros os produtores de bovinos e pequenos ruminantes do concelho.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *