Município de Viseu incentiva a atividade física entre os colaboradores

09/07/2021 11:05

No sentido de continuar a incentivar a prática da atividade física e a adoção de estilos de vida mais saudáveis entre os viseenses, a Câmara Municipal de Viseu lança, agora, um projeto interno, direcionado aos colaboradores do Município.

O projeto dirige-se aos cerca de 1000 colaboradores que fazem parte do Município de Viseu, nomeadamente dos SMAS/Águas de Viseu, Habisolvis, Viseu Novo SRU, Viseu Marca e Beira Amiga.

Segundo a autarquia, esta nova iniciativa, denominada “@tiwo”, visa «sensibilizar todos os seus participantes para a importância da prática da atividade física como um estilo de vida diário, diminuindo os comportamentos sedentários durante o horário de trabalho (e não só), ao adotarem comportamentos mais ativos e saudáveis que contribuam para o incremento da sua saúde física e mental, qualidade de vida, bem-estar e produtividade».

A Vereadora do Desporto e Tempos Livres, Juventude e Saúde, Ermelinda Afonso, explica que se trata «de um programa a pensar em todos e para todos. Lançámos primeiro um questionário para avaliar a situação e percebemos de imediato alguns comportamentos que podem ser alterados». Segundo a autarca, esse estudo revelou que «30% dos colaboradores que têm a sua residência até 1,5km do local de trabalho, desloca-se de viatura própria para o emprego».

Conceição Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, realça o papel da autarquia nesta área, defendendo que esta tem «a responsabilidade de liderar pelo exemplo. Queremos incentivar outras organizações públicas e privadas a adotar práticas de promoção de uma vida mais ativa, mesmo em contexto profissional».

A iniciativa aposta na literacia para a atividade física, através da colocação de painéis com mensagens informativas e sugestões sobre como se tornar mais ativo no local de trabalho; da interação regular com todos os colaboradores seja através do e-mail ou da folha de remuneração mensal, a partir dos quais se lançam desafios, mensagens, rubricas ou testemunhos; ou ainda, da realização de ações de formação temáticas, nomeadamente sobre a ergonomia e a postura a adotar no local de trabalho.

O programa pretende, a médio e longo prazo, introduzir algumas alterações físicas nos próprios espaços de trabalho, com o intuito de aumentar os níveis de atividade e bem-estar dos colaboradores. «A solução pode passar pela instalação, em alguns serviços, de equipamentos como bicicletas ou passadeiras para momentos de pausa ativa, ou ainda a criação de um ginásio no Pavilhão Cidade de Viseu», adianta a autarquia viseense.

A organização e promoção de atividades regulares ou pontuais é outro eixo de ação do “@tiwo”, havendo já algumas propostas em cima da mesa, como: aulas de hidroginástica, yoga, pilates, sessões de Stretching Global Ativo durante o horário de trabalho, natação livre ou padel, e, ainda, realização de atividades pontuais como percursos ativos, atividades de grupo e concursos mensais entre serviços.

«É também desta forma empenhada na defesa dos valores em que acreditamos, que continuamos a construir a Melhor Cidade para Viver. O tempo que passamos no trabalho ocupa uma grande parte do dia de todos nós. Nesse sentido, temos de ser capazes de acompanhar as alterações que a sociedade vai sofrendo e integrar as melhores práticas nacionais e internacionais. Com este programa, o Município de Viseu indica o caminho para uma vida mais saudável», conclui Conceição Azevedo.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *