Município de Viseu apresenta saldo positivo de aproximadamente 500 mil euros

31/05/2021 17:03

O Executivo Municipal aprovou esta segunda-feira, 31 de maio, as contas relativas ao exercício de 2020, que revelam um saldo positivo de quase 500 mil euros. O Município de Viseu aumentou a autonomia financeira e viu crescer o saldo de gerência, apesar de ter sido «um ano atípico e ter existido uma necessidade de investir mais de 2,3 milhões de euros no combate à pandemia e no apoio à economia», revela o executivo.

«Face à situação que vivemos, e tendo respondido positivamente ao maior número de pedidos de ajuda que chegaram, é com satisfação que podemos afirmar que melhorámos em todos os indicadores», afirma Conceição Azevedo, presidente da Câmara Municipal de Viseu.

O exercício de conta de 2021 reflete uma aposta nas áreas da educação, cultura, desporto, ambiente, solidariedade, desenvolvimento económico, modernização dos serviços e mobilidade.

«Apesar de todas as dificuldades, geradas pela crise pandémica que prejudicou a economia local, recebemos este ano a distinção de Melhor Cidade para Viver em Portugal. Aliado a esta distinção, é com satisfação e perceção clara de dever cumprido, que voltamos a apresentar contas sólidas», refere ainda a autarca.

A solidez orçamental é comprovada através da poupança de 11,4 milhões de euros de receita corrente, que permitem criar um excedente capaz de financiar a despesa de capital.

A execução da receita global alcançou em 2020 um montante de 84,7 milhões de euros, e uma vez que a receita global foi superior à despesa total toda a despesa do município foi satisfeita, exibindo-se um excedente orçamental nas contas da autarquia.

No início de 2020, a dívida total ascendia aos 18,5 milhões de euros. No final do ano em apreço, a dívida total do Município de Viseu perfez um montante de 17,9 milhões de euros. Já a poupança corrente permitiu que a Câmara Municipal de Viseu apresentasse no final do ano um saldo de gerência superior a 22,9 milhões de euros.

As contas da SRU ( Sociedade de Reabilitação Urbana) e da Habisolvis, entidades do universo do Município de Viseu, encerraram 2020 com um saldo positivo.

Também as Águas de Viseu apresentaram contas saudáveis, com um acréscimo de investimento no sistema, refletindo a evolução do número de clientes, tanto na rede de abastecimento de água, como na rede de drenagem de águas residuais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *