Município de Tarouca providencia, diariamente, cuidados de saúde à população mais vulnerável

10/08/2021 10:35

O Município de Tarouca presta, diariamente, cuidados de saúde à população tarouquense, através da Unidade Móvel de Saúde que percorre o concelho, com o intuito de acompanhar os cidadãos e contribuir para uma melhoria da sua saúde e qualidade de vida.

Os serviços de proximidade são assegurados por uma enfermeira e uma socióloga e incluem, entre outros, rastreios de colesterol, diabetes, tensão arterial, pequenos curativos, controlo de peso e índices de massa corporal.

Segundo a autarquia tarouquense, o objetivo desta equipa é atuar de forma proativa na prevenção de doenças, propensas à idade, de forma a proporcionar uma vida mais segura e facilitada aos idosos, pessoas com mobilidade reduzida e com dificuldades financeiras, através da prestação gratuita de cuidados primários de saúde.

Ao nível social o Município procede ao diagnóstico dos idosos, pessoas isoladas e vulneráveis, condição base para a atribuição do dispositivo de segurança recentemente protocolado com a GNR.

As «visitas domiciliárias a munícipes referenciados como isolados e/ou carenciadas, atualização do diagnóstico dos cuidadores informais, atendimento público para resolução de diversas situações apresentadas pelos munícipes, bem como encaminhamento das diferentes situações aos diversos serviços do concelho, como Ação Social da Câmara Municipal de Tarouca e equipa de RSI (Rendimento social de inserção)» são alguns dos serviços prestados no âmbito social.

O itinerário mensal da Unidade Móvel de Saúde pode ser consultado em https://www.cm-tarouca.pt/p/unidademoveldesaude .

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *