Município de Tabuaço já faz testes ao novo coronavírus

31/03/2020 21:22

No Munícipio de Tabuaço já se estão a realizar testes ao novo coronavírus, coordenados com o laboratório e o centro de rastreio localizado no Peso da Régua. Numa primeira fase serão realizados despistes nos lares de terceira idade, com prioridade para doentes crónicos ou com sintomas, assim como os respetivos funcionários.
Este plano de acção integra também os profissionais de risco, nomeadamente, médicos, enfermeiros, bombeiros e farmácias. A colocação em prática desta estratégia, delineada em colaboração com as IPSS locais, encontra ainda alguns constrangimentos, nomeadamente no agendamento e na obtenção dos resultados dos testes, situação transversal a todo o país e agravada pelo facto de os utentes terem que ser testados nos próprios lares, evitando a sua deslocação.

O Município assumiu os encargos com a realização deste rastreio mas os desenvolvimentos dos últimos dias, principalmente as notícias veiculadas pelo Ministério do Trabalho e Solidariedade Social para o interior do país, permitem antever, em articulação com a ARS Norte, que possa ser o SNS a suportar a despesa, a par do que está a acontecer em outras regiões do país.

O Pavilhão Gimnodesportivo do município será preparado com camas e outros equipamentos como resposta a situações de isolamento profilático ou de tratamento de casos de infeção que não necessitem de internamento hospitalar, que serão ainda aprovados pelos serviços distritais da Segurança Social de Viseu.
No mesmo sentido, foram já contactadas as unidades hoteleiras locais aferindo a possibilidade de acolhimento de não infectados com obrigação de cumprimento de quarentena, desde a população aos profissionais de risco.

O Município de Tabuaço criou também o Banco de Voluntariado, ao qual se pode inscrever aqui.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *