Município de S. Pedro do Sul adere ao programa de teleassistência a pessoas vulneráveis

21/08/2021 18:16

O Município de S. Pedro do Sul aderiu assinou o Protocolo de Cooperação com a GNR no âmbito do Programa de Teleassistência a Pessoas Vulneráveis.

Este tem como destinatários os cidadãos em situação de dependência, incapacidade, solidão ou isolamento comprovada por avaliação do Gabinete de Ação Social e Solidariedade Municipal.

O sistema de teleassistência permite proporcionar uma resposta imediata em situações de emergência, bem como o apoio à solidão, a todos os utentes que se encontrem em situação de vulnerabilidade ou dependência, 24 horas por dia e 7 dias por semana.

O utente fica com um equipamento, que pode usar ao pescoço, e que, entre outras funções, possui um botão para ser acionado em caso de emergência (botão SOS), que permite comunicar de forma bidirecional, definir um perímetro de segurança e alertar em caso de imobilidade.

O sistema de teleassistência é monitorizado em permanência através de um portal que está acessível na Sala de Situação do Comando Territorial de Viseu na plataforma “eGuard”. Após o alerta é estabelecido um contacto com o utente e ativadas as respostas de auxílio adequadas.

A cerimónia decorreu no passado dia 17 de agosto, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *