Município de Mangualde promove Mês da Família com atividades culturais e desportivas

06/05/2022 16:19

De forma a assinalar o ‘Mês da Família’, celebrado em maio, o Município de Mangualde dará palco a diversas atividades culturais e desportivas.

‘O Papel dos/as filhos/as na família’ é o tema do concurso literário que o Município escolheu com o intuito de promover a cidadania e a igualdade de género. Esta atividade, de interesse pedagógico e literário, destina-se a autores residentes no concelho de Mangualde, com idade igual ou superior a 15 anos, que apresentem trabalhos originais nas áreas da prosa e da poesia, escritos em português. Irá realizar-se até ao dia 20 de maio. «Promover a parentalidade positiva, valorizar a importância da família na sociedade, estreitar laços afetivos, fomentar e consolidar hábitos de escrita e de leitura e promover a criatividade e a imaginação» são os  principais objetivos do concurso. Os autores dos três melhores trabalhos serão premiados.

A divulgação dos vencedores e a cerimónia da entrega dos prémios acontecerá no dia 27 de maio, pelas 21 horas, na Câmara Municipal de Mangualde, e contará com um momento musical protagonizado pela artista Nancy e com a apresentação do livro ‘Máscaras de Esperança’.

A partir do dia 15 de maio, os mangualdenses poderão visitar a exposição de trabalhos efetuados no atelier ‘Pontos e Encontros’ na Câmara Municipal de Mangualde, que mostrará os trabalhos elaborados pelos munícipes com 65 anos ou mais, no âmbito do atelier de trabalhos manuais.

Com início no dia 17 de maio, o projeto ‘Mochila às Costas, Sapatilhas no Pé’ estará de volta e «continuará a desafiar os mangualdenses a praticarem desporto ao ar livre», todas as terças-feiras, durante os meses de maio e junho. A iniciativa terá sempre como ponto de o Largo Dr. Couto, pelas 20h30. Esta iniciativa está integrada no Plano de Ação de 2021 da Rede Social de Mangualde, no âmbito o Eixo IV – Promover Estilos de Vida Saudáveis.

Ainda no âmbito do ‘Mês da Família’, o Município, a CPCJ de Mangualde e o CLDS 4G, em parceria com a ‘Family Coaching’, estará a promover o workshop ‘Pais confiantes, famílias felizes’. A iniciativa terá lugar no dia 19 de maio, pelas 18h30, no Auditório da Câmara Municipal de Mangualde. Esta atividade irá permitir aos participantes «um primeiro contacto com o coaching parental, abordagem inovadora na área da parentalidade». No decorrer do encontro, os pais e mães serão convidados a refletir sobre o seu papel e sobre algumas questões com que se deparam no seu quotidiano.

A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória até ao dia 18 de maio.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.