Município de Lamego assinala Dia da Liberdade ao longo de cinco dias

18/04/2022 12:37

O 48.º aniversário do dia 25 de abril de 1974 será assinalado, no Município de Lamego, com uma programação diversa com eventos que decorrerão ao longo de cinco dias. Organizado pela Assembleia Municipal de Lamego e pela Câmara Municipal, é composto por vários eventos de índole institucional, cultural e desportiva.

«Lamego celebra, desta forma, a Liberdade e a Cidadania em Democracia para manter viva a memória dos ideais de Abril e demonstrar a sua confiança no Portugal pluralista, democrático e verdadeiramente livre», explica a autarquia.

Do programa comemorativo, destacam-se as atuações musicais de Capicua e de Teresa Salgueiro, no Teatro Ribeiro Conceição, bem como a Sessão Solene da Assembleia Municipal Comemorativa do Dia da Liberdade com a presença da antiga Procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal.

Assim, as celebrações têm início a 19 de abril, pelas 15 horas, no Teatro Ribeiro Conceição, com o concerto documental ‘Recordar abril’, pelo grupo Almasupra – Thematic Band, para as escolas do Município. A 23 de abril, pelas 9 horas, haverá uma caminhada pela liberdade, com concentração pelas 08h30, no fundo do escadório, podendo os interessados inscrever-se junto do Ténis Clube de Lamego; pelas 14h30 haverá a colocação de uma chaimite na cidade, na rotunda Fernando Amaral; pelas 16 horas, acontecerá a inauguração da exposição ‘Campanhas de Dinamização Cultural do MFA’, por Manuel Brito, no Salão Nobre Albano Vaquero do Teatro Ribeiro Conceição; e pelas 18 hora, na Associação Desportiva de Avões, acontecerá a corrida pela paz. No dia 24 de abril, uma vez mais pelas 09 horas, haverá um passeio de bicicleta, com concentração pelas 08h30 no fundo do escadório, podendo os interessados inscrever-se junto da Lamego Bike; pelas 15h30, a sessão ‘Às Artes, Cidadãos! Às Artes!’, por Samuel J. M. Silva, artista plástico e professor auxiliar na FBAUP; pelas 21 horas, acontecerá o espetáculo com Inóspita, na rua da Olaria; pelas 22 horas, o espetáculo com a Capicua, no Teatro Ribeiro Conceição; e pelas 00h, na rua da Olaria, haverá animação com DJ’s. No dia 25 de abril, às 09 horas, a arruada na cidade de Lamego, pela banda Marcial de Cambres; às 10h30, acontecerá o hastear da bandeira nacional, nos Paços do Município com a presença das entidades, povo, banda musical e militares do CTOE; pelas 11 horas, acontecerá a sessão solene da Assembleia Municipal Comemorativa do Dia da Liberdade no Salão Nobre dos Paços do Município, com as intervenções dos representantes dos grupos políticos municipais, com um momento musical da Academia de Musica de Lamego, com Joana Marques Vidal e, por fim, com o presidente da Assembleia Municipal de Lamego; pelas 15 horas haverá o 37.º Grande Prémio de Atletismo Lamego, com a Associação Desportiva de Avões; pelas 16h30, a AD – Associação Cultural I Dança subirá a palco no Teatro Ribeiro Conceição; e pelas 17 horas haverá o espetáculo com Teresa Salgueiro, no Teatro Ribeiro Conceição. A encerrar as celebrações, no dia 1 de maio estará patente a exposição de pintura ‘Rostos da Democracia’, por Mafalda Rocha.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.